quinta-feira, 30 de junho de 2011

INPLA 2011

Na última sexta-feira, eu tive o prazer de fazer parte da Mesa Redonda dos Alunos, no Inpla 2011, cujo tema era a Interdisciplinaridade na pesquisa em Linguística Aplicada. Tivemos a oportunidade de vermos as pesquisas em LA que têm suas marcas na transdisciplinaridade, como também, de levantarmos uma discussão para além dos aspectos metodológicos, mas sim, o escopo político da Linguistica Aplicada. Para mim, esta mesa foi um dos pontos altos do evento.
Fátima Santos

4 comentários:

  1. Querida Fátima
    você sempre dialogando desafios, incertezas, ressignificando nosso papael de linguistas aplicados,
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Oi, Irene
    Obrigada por participar desse diálogo. Vamos ressignificando nossos entendimentos de mundo e de ciência, sim. A mesa foi particularmente interessante, porque ela é um ressurgimento da proposta inicial do Inpla: o intercâmbio entre alunos e não necessariamente entre os mestres já consagrados pela acadêmia. Não que eles não possam participar. Muito pelo contrário. Mas, com a presença de sempre grandes nomes, os trabalhos dos alunos, ao longo do tempo, foi deixando de ser a "cereja do bolo" do evento. Entendo que nós, linguistas aplicados, devamos tomar isto seriamente, para assim, termos um lugarzinho de nossos pensamentos, uma vez que esses pensamentos são os novos pensamentos do mundo do conhecimento em linguagem. São nossas vozes que darão continuidade, num sentido de desenvolvimento em espiral, para os estudos da LA. Penso eu!.
    Grande abraço,
    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Oi fátima. Parabéns pelo Blog... gostei muito,e das discussões então... adorei... um beijo... tô te seguindo... siga-me também e vamos soprar a brasa... quem sabe pega fogo né?

    ResponderExcluir
  4. Eva,
    Isso mesmo, precisamos soprar a brasa ... que demora para para esquentar, pelo que estou vendo. É preciso um vento foooorte!
    Bacana vc estar aqui.
    Bjs

    Fatima

    ResponderExcluir