segunda-feira, 4 de julho de 2011

Arquivamento de processo contra livro

Saiu a notícia de que o processo contra o livro de Heloisa Ramos foi arquivado, uma vez que ele não oferecia risco de indução política e que cumpria com os estudos em Linguística para o ensino de lingua materna. Eu não sou da linguistica. Sou da linguistica aplicada, por questão de ordem política de organização dos grupos de saber no mundo das academias.

O que ficou pós-leitura da notícia é: "graças, ficamos livres de uma acusação judicial!"
Isto fo, para mim, um alerta do risco que corremos, quando queremos, por intermédio de nossas pesquisas, trazer algo novo, diferente e muito mais democrático ao mundo. Nossas pesquisas, que revelam, desvelam e denunciam (como dizia Paula Freire: Ao mesmo tempo que a palavra anuncia, ela denuncia), correm o risco de virarem um monte de papel em algum orgão jurídico!

Decorrente disso, pensei: para um tempo que se diz ser da sociedade da informação, logo, o conhecimento dos estudos empreendidos para efeitos sociais, levar questões como a naturalidade do falar diferentemente do escrever para um tribunal é no mínimo assombroso, para não dizer ridículo.

Uma nova decorrência: que olhar conservador é este, deste mundo dito da informação? O novo não deveria ser o normal, o comum? Claro, que não quer dizer, não questionado.

Nova decorrência: o que farão, então, os senhores da verdade, quando derem de cara com as pesquisas progressistas, portanto denunciadoras, que fazemos em Linguistica Aplicada?

Será que a fogueira voltará?!

2 comentários:

  1. fico feliz que o processo tenha sido arquivado, também fico assombrado com a ideia judicial, como se isso fosse resolver, devíamos promover debates, debates que tivesse como objetivo discutir a teoria, chamar os especialistas, os linguistas, não escritores ou jornalistas renomados.

    ResponderExcluir
  2. Elvis,
    Há uma afirmação do prof.Rajagopalan em que ele diz que a linguistica esta muito distante do leigo (a sociedade). Estendo isso também para a Linguistica Aplicada. Muito do que fazemos, em pesquisa, fica na gaveta e deveria ser exatamente o contrário.

    ResponderExcluir