quarta-feira, 13 de julho de 2011

LINGUÍSTICA APLICADA? NÃO, SÓ LINGUÍSTICA

Hoje estive em duas grandes livrarias no coração pulsante de São Paulo. Uma delas, muito cobiçada entre os apaixonados por livros, como eu.
Como boa livrocólatra, fiquei passeando entre as prateleiras de meu interesse: formação de professores. Logo, Pedagogia.
Por um insight, resolvi perguntar de pronto: Vocês tem um setor somente para Linguística Aplicada ou para formação de professores de línguas?
Diante do olhar de surpresa dos atendentes (de ambas as livrarias), como que a emitir uma porção de pontos de interrogação sobre as cabeças, eu ouvi: ___"Hummmm, aqui em pedagogia eu tenho alguma coisa. Mas, lá do outro lado tem a parte de Linguística". As respostas foram semelhantes nas duas livrarias.
Lá fui eu, vasculhar a parte de Línguistica! Para confirmar, minha hipótese, dirijo-me ao atendente local: " Onde estão os livros de Linguistica Aplicada? Novamente, o olhar interrogativo do atendente: "Se tiver, está tudo aqui ou dependendo do assunto, na área específica." Então, respondo: "Tá tudo misturado?" Ele me responde: "Sim".

Eu, então, me debruço na busca em foco. Para resumir, ambas as experiências, depois de exaustiva procura entre os livros de Línguistica, acabo por encontrar uns três ou quatro livros, que se denunciam ser da Linguística Aplicada ou de autores que sei serem da área.

O que ficou? A Linguística Aplicada não tem um lugar na livraria! Ela se mistura com Linguistica ou outras áreas. Os atendentes (especialistas em livros e sua busca) desconhecem trabalhos em LA.

Bem, a LA pode ter seu reconhecimento entre os seus, mas para o mundo, ainda, é uma ilustre desconhecida que se mistura com outra área.

Isto me remeteu novamente à mesa de alunos sobre a questão da transdisciplinaridade/escopo político da LA, no 18º Inpla. Com essa retomada, recupero uma das conclusões da sessão: Talvez, precisemos discutir novamente: Afinal, o que é a Linguística Aplicada? Remeto-me, também, à questão do distanciamento das produções acadêmicas e a sociedade. Não estaria na hora da LA ter um lugar no mundo? Um lugar na livraria já seria um bom sinal! Pelo número de produção em LA já estaria em tempo de termos uma prateleira só para nós! Quem sabe outros estudiosos possam ter acesso a LA e articular com suas áreas. Segundo, meu amigo pedagogo, "a LA tem muito a contribuir com a educação, pelo que notei do que você me diz!"
Viu, agora é de lá pra cá!

Fátima


Nenhum comentário:

Postar um comentário